sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Problemas? Deixa pra lá!

Cada vez mais tenho me convencido de uma ideia, e resolvi adotá-la pra sempre na minha vida: existem problemas maiores e menores. Mas a dimensão que ele ganha em nossa vida depende só de nós.

Partindo de um exemplo radical, mesmo um problema imensurável, como a morte de um filho, é capaz de gerar reações diversas. Ninguém fica imune à tristeza, mas o impacto que essa tristeza terá na vida das pessoas pode variar.

Algumas se recolhem ao sofrimento, se deprimem, abandonam o trabalho, a dedicação aos outros filhos, e não conseguem produzir mais nada em sua vida. Já outros sofrem e continuar indo trabalhar, alguns meses depois voltam a encontrar os amigos, e aos poucos retomam sua rotina - embora a dor esteja sempre ali.

Mas isso se aplica a qualquer problema. Objetivamente, o problema traz em si uma carga de preocupação ou sofrimento – é o que qualquer pessoa sentiria se passasse por aquela situação. Mas eu penso que cabe a cada um administrar como os efeitos desse problema vão refletir em nossas ações, na nossa forma de agir, no nosso comportamento, e até no nosso humor.

Um problema com seu celular é capaz de te deixar irritado o dia inteiro, te faz responder de forma atravessada a todos a sua volta, te deixa sem apetite, de tanta raiva? Uma briga de família te deixa sem chão? Pensando aquele laço se acabou, que nunca mais você poderá confiar naquela pessoa, que está sozinho na vida? E quando vem aquela série de problemas, você sente que o mundo está contra você, que é um castigo divino, ou que você é um incompetente que não sabe fazer nada?

Jogue uma pedra quem nunca sentiu isso.

Mas eu acho muito importante aprendermos a lidar com os problemas. Resolver um de cada vez. Rirmos deles, diminuirmos seu tamanho, não deixar que uma briga de família afete as amizades, e nem que um coração partido nos prejudique no trabalho.

E é sim possível fazer isso. É possível ESCOLHER ser feliz. Ser menos encanado, e até mesmo menos responsável.

Não cabe a nós resolver todos os problemas, e existem também aqueles que não tem solução, que devemos simplesmente aceitar, e aprender a lidar com eles.

Bom, eu escolho ser feliz, ser forte, e não sofrer a menos que seja estritamente necessário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário