segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Por isso direito é tudo de bom...

Convencer uma pessoa irritada a fazer uma coisa que ela não quer é complicado...

Depois de trabalhar em um escritório que tinha metas visando a realização de acordos nos processos judiciais, acabei pegando o jeito pra coisa.

Mas depois de muuuuuuitos acordos, cheguei à conclusão de que essas tratativas são mesmo pura manipulação. Já ofereci acordos horríveis para a parte adversa e não sei como eles aceitaram!

Pscicologia é tudo, técnicas ajudam, segurança é fundamental. O estudo sobre essa arte de convencer as pessoas sobre suas ideias é interessantíssimo.

Falando assim parece ser uma coisa ruim, mas não é. Não estou falando daquela manipulação suja, ilegal e com mentiras, mas do poder da argumentação, de como conduzir uma conversa e buscar que o outro entenda e concorde com seu ponto de vista.

E não estou dizendo que sou o máximo não, qualquer um com a prática que eu tive e com um mínimo de estudo consegue fazer isso. E para meus amigos: relaxem, eu tenho um on/off e costumo utilizar as técnicas só para o trabalho.

Até pq, eu preciso ter concentração para fazer isso, saber bem quais os meus objetivos. Além disso tenho sempre em mente que esse é meu trabalho - preciso defender meu cliente, então não tenho pena da parte contrária, que tb tem um advogado.

Se alguém aí faz acordos, participa de reuniões no trabalho ou quer ser ouvido de alguma forma por qualquer setor da sociedade, sugiro a leitura: "getting to yes", só pra começar! (acho que tb tem em português)

É muito divertido e interessante, garanto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário