quinta-feira, 13 de maio de 2010

Maluco beleza

Hoje eu estava no meu curso e prestava atenção em pessoas esquisitas da minha sala, então pensei: como tem gente maluca nesse mundo!
Mas maluca mesmo, de falar de forma diferente, se vestir de forma estranha e ter umas ideias completamente absurdas. Hoje mesmo tinha um lá defendendo ardentemente sua tese contra a lei de cotas...foda-se a lei de cotas, enjoei do assunto. Alguém não enojoou? Vamos falar da nova reforma do CPC, da abstrativização do controle de constitucionalidade ou até mesmo da procuradora louca que se entregou hj pra polícia!
Aliás, essa aih é louca de carteirinha! Será? Não sei até que ponto a loucura se confunde com a maldade, ou vice versa.
Afinal, o que é a loucura? Acho que nós enquadramos várias doenças mentais num conceito genérico de loucura, e talvez a semelhança entre todas seja que pessoas loucas são aquelas que agem de forma contrária à maioria das pessoas. São pessoas que raciocinam de forma diferente, tem atitudes diferentes.
Mas para dizer o que é "diferente", vc precisa de um parâmetro. E qual a referência que nós temos? Não sei...
Enfim, mas o fato é que a maldade é uma coisa que nos é estranha. Não pq não exista, mas pq as pessoas procuram disfarçar seu lado ruim. Nenhum de nós é santo, mas tem gente que tem maldade no coração, crueldade, como pessoas que matam a mãe ou filho.
Essas pessoas são loucas?
Qualquer comportamento diferente da normalidade se qualifica como loucura? Ou a maldade é um outro gênero de comportamentos fora do padrão? Talvez sejam 2 círculos com uma interseção.
Só sei de uma coisa: tenho muito medo da maldade extrema e da loucura, pois além de muitas vezes não sabermos diferenciá-los, simplesmente não sabemos muito sobre nenhum dos 2. E eu morro de medo do desconhecido.
Isso é assunto para livro (ou botequim), mas um dia eu vou fazer uma mini pesquisa e trago aqui.
Enquanto isso, na dúvida: cuidado!!!!

Um comentário:

  1. Não acho que toda pessoa má é louca não. A definição de um psicopata é de uma pessoa que tem plena noção dos seus atos, porém não sente remorso, ou simplesmente não se abala por afetar outras pessoas. Quer apenas se beneficiar. Acho que nós, pessoas consideradas normais, quando vemos um assassinato terrível ou algo tipo, ficamos tão incomodados, chocados, que preferimos acreditar que quem fez aquilo, só pode ser uma pessoa louca. Ao invés de enxergar que existem pessoas totalmente lúcidas, mas que são más.

    ResponderExcluir