sexta-feira, 28 de maio de 2010

O que é estudar?

Tem certas palavras que são tipo "amor" e "vida", a gente sabe o que é, mas não sabe definir exatamente, e diferenciar de outras palavras com sentido próximo. Então eu me perguntei outro dia: o que é estudar?
Primeiramente, sei que é muuuuito nerd ficar pensando "o que é estudar", como quem pensa no "ser ou não ser". Filosofar sobre estudo é realmente o fundo do poço, mas essa é minha vida, é o que eu faço todo dia, então tenho que saber exatamente o que é.

Eu definiria o estudo como um conjunto de técnicas que visa interpretar, compreender, memorizar e refletir sobre um tema. Pode não ser a melhor definição, mas foi a que me veio agora na cabeça. E eu digo isso pq estudo assim:
1- assisto à aula;
2-leio a aula em casa, tiro dúvida e complemento o caderno com informalções de livros ou outras aulas;
3-releio no dia seguinte tentando memorizar tudo;
4- no outro dia releio os pontos mais complexos, mais difíceis de memorizar;
5-na semana seguinte leio tudo de novo e vejo se conseguiria dar uma aula sobre aquele tema;
6-no mês seguinte leio tudo novamente, e tento repetir essa leitura sempre que der, seja depois de 1 mês, 2 ou 3.

Ler livro pra mim então...é complexo! Faço a leitura 1 sublinhando tudo, e fazendo pequenas perguntas no alto do parágrafo, bem óbvias, só pra memorizar. Na leitura 2 tento responder às perguntas e só depois ler o que sublinhei. Na leitura 3 faço o processo 2 novamente, marcando as perguntas mais difíceis de memorizar.

E depois disso, dá pra dizer que COMI o livro, quase que literalmente. E é incrível, pq se vc já estudou essa matéria no caderno, depois de ler o livro nada no mundo faz vc esquecer aquele assunto. Ele gruda na cabeça e dali não sai.

Enfim, sei que esse post não interessa a ninguém (peço até desculpas à leitora exclusiva desse blog!), mas sei lá, deu vontade de falar. E um dia quando eu passar num concurso vou dar palestras sobre técnicas de estudo e vou ficar rica, aih chamo essa minha leitora pra um super jantar com vinho, entrada, prato principal e sobremesa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário